Com a chegada da pandemia em 2020 percebemos que não voltaremos ao mundo pré-covid quando ela acabar. Sabemos que muitas coisas mudaram para sempre nesses últimos meses, e uma das grandes mudanças ocorreu na digitalização do consumo. Com essas mudanças os consumidores acabaram batendo recordes de compras no e-commerce no último ano e compraram ainda mais no primeiro semestre de 2021, mostrando que essa é uma inovação que veio para ficar.
Para se adaptar a esse novo comportamento dos consumidores, o varejo precisou aderir a novas mudanças. Por conta disso, as lojas físicas também passaram a ser hubs de distribuição de produtos, aderindo a uma estratégica de negócios que reúne o físico e o digital. Entretanto, para que se consiga fazer com que essa nova estratégia dê certo é necessário repensar a localização, estratégia de comunicação além das interações com os clientes. Além disso, a logística deixa de ser apenas o transporte de produtos, se transformando na parte final da experiência do consumidor.
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Redução dos custos de transporte e menor emissão de CO2
Reduz os custos de transporte, assim como, a redução dos impactos ambientais e emissões de carbono associados à entrega e incentivo aos clientes ao click-and-collect.
Utilização de lojas físicas
Aproveitamento de lojas físicas que andam pouco movimentadas, mas que se encontram super bem localizadas em pontos estratégicos da cidade, transformando-as em Dark Stores, para atender clientes em potencial. Dependendo do tamanho dessas lojas, elas podem continuar normalmente abertas ao público se possuírem uma parte específica reservada ao fulfillment dos pedidos do e-commerce.
Maior facilidade para atender regiões que possuem um grande volume de pedidos
Utilizando as estratégias corretas e com o auxílio de tecnologias, as Dark Stores podem atender diversos locais que possuem muitos pedidos e que uma loja com sistema comum talvez não conseguisse pelas limitações de espaço e volume.
Menor custo de implantação e operacionalização
As Dark Stores não necessitam do mesmo nível de planejamento que uma loja normal. Assim como, os custos de construção e adequação são significativamente menores do que as lojas comuns. Possuindo visibilidade em tempo real, otimização de espaço e tempo, com uma logística eficiente, as Dark Stores são uma escolha muito mais assertiva do ponto de vista financeiro.
Mais eficiência
Ao adotar tecnologias nos estágios de fulfillment, as Dark Stores conseguem ser capazes de processar um grande número de pedidos em alta velocidade.
Grande experiência para o cliente
Quando realizada corretamente, a Dark Store pode acabar gerando profunda lealdade à marca, potencializando lucros e diminuindo o número de abandonos de carrinho, devido a prazos curtos de entrega e/ou facilidade como as compras online com retirada em lojas, assim como, comprar na online e devolver na loja física.
Maior eficiência dos estoques
Quando os pedidos são processados a partir de lojas físicas, existe o risco de algum produto com baixo estoque ser pedido online, e ao mesmo tempo, já estar no carrinho de compras de algum cliente no PVD. Em uma Dark Store isso não acontece, já que o produto é monitorado em tempo real. Além disso, com o apoio de sistemas OMS, que funcionam por sinal, a eficiência acaba se tornando ainda maior, já que o sistema consegue direcionar os pedidos para a loja que oferece a melhor combinação de tempo de entrega, estoque e custo de transporte.
Velocidade e redução do frete
Em uma dark store o processo de fulfillment é inteiramente realizado após a compra, bastando apenas realizar a entrega para o consumidor final. Com isso, as entregas se tornam muito mais rápidas já que o pedido é enviado logo após o cliente ter finalizado as suas compras na internet.
Outra vantagem é que por conta da proximidade que uma dark store possui do cliente, isso acaba diminuindo o custo de operação e pode até facilitar o tão desejado frete grátis. Ao adquirir essas vantagens você consegue fazer com que o seu cliente procure o seu negócio para realizar suas próximas compras, além de recomendar a empresa para outros familiares e amigos, por exemplo.
Maior facilidade operacional
As Dark Stores conseguem facilitar o processo de picking de produtos, com a disposição de produtos no espaço da loja e os processos de checagem e pagamentos que são desenhados especificamente para os pedidos online.
Testes de produtos
As Dark Stores permitem que sejam realizados testes de produtos em regiões e situações específicas, através da coleta de dados do e-commerce, o que ajuda a entregar para a indústria mais insights sobre o perfil do público assim como, dos drivers de consumo. Além disso, é possível centralizar o estoque desses itens em menos locais, diferente do que aconteceria em lojas físicas tradicionais, diminuindo também os custos dos testes.
Sabemos que essa é uma decisão difícil e que pode acabar gerando muitas dúvidas, portanto, caso precise acesse nosso site e entre em contato com um de nossos colaboradores. Por lá você também encontra mais informações sobre os nossos serviços. Por fim, continue acessando o nosso blog para estar por dentro de muitos outros conteúdos como esse.
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