Podemos notar que nos primeiros seis meses de 2021, segundo o índice MCC-ENET, que foi desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, ocorreu uma alta de 13,05% nas vendas e de 24,15% no faturamento dos e-commerces no Brasil.
Entretanto, mesmo apresentando um desempenho satisfatório, as operações logísticas são um grande desafio fundamental para manter a sustentabilidade financeira do seu negócio. Além disso, a satisfação do cliente em relação ao atendimento, eficiência na entrega e pós-venda de qualidade são fatores essenciais para se ter sucesso nas vendas.
Por isso, baseado na experiência que nós da Unlog possuímos em logística e transportes específicos para e-commerce, preparamos para você algumas dicas para que você consiga ter excelência no atendimento da sua empresa.
Invista em Armazenagem Inteligente
É na armazenagem que deve ser o seu primeiro ponto de atenção na logística e que deve ser analisada com muito cuidado. Ela determinará o custo e o prazo das suas entregas e esses pontos são determinantes para o cliente na hora da compra.
Uma boa solução é investir em hubs urbanos e armários de retirada, alocados em regiões centrais da cidade e de fácil acesso. Esses sistemas oferecem maior agilidade logística e portanto, maior eficiência na entrega.
Uma opção que está se tornando bastante utilizada no Brasil são as Dark Stores. Esta modalidade oferece apoio para receber estoques e distribuir mercadorias em determinadas áreas de maior movimento e ainda facilita a retirada de produtos que foram comprados em um e-commerce, por parte dos clientes. São chamadas de dark stores, lojas escuras na tradução literal, por que não tem atendimento aberto ao público, servem apenas como pontos de distribuição, para descentralizar o estoque. Algumas empresas também utilizam esses pontos para retirada de compras feitas no e-commerce ou como pontos de apoio para logística reversa. Neste caso, os maiores ganhos são a possibilidade de entrega em até 24h e a oferta de frete grátis ou retirada por conta do cliente final.
Já o modelo Transit Point é um apoio logístico para a troca de modal. Ou seja, grandes caminhões descarregam mercadorias em gaiolas, após isso, as mercadorias são divididas em veículos com menor capacidade de armazenamento, que realizam as entregas por regiões imediatamente. Dessa forma, as mercadorias saem de um grande centro de distribuição e passam por um trânsito de poucas horas para chegarem ao seu destino final.
Separação do produto
Após a confirmação de compra, a separação do produto é a próxima etapa. Por conta disso, esse processo deve acontecer por onda e seção, ou seja, cada etapa deve ser feita detalhadamente e separadamente, juntamente com a checagem e agrupamento dos produtos que fazem parte do pedido.
As soluções logísticas citadas acima se tornam ainda mais completas com o apoio de uma solução robusta de fulfillment, que direciona toda a gestão de estoque e o processo de picking e packing. Além disso, para deixar o fluxo do same day delivery ainda mais fluido, em diversos casos, é possível por meio de APIs realizar a integração com sistemas de roteirização de transportadoras de alta performance.
Transporte
É importante destacar que o transporte dos produtos pode acabar encontrando diversos problemas pela rota, como a mobilidade e a infraestrutura do sistema de transporte. Além da possibilidade de roubos, o que pode acabar gerando grandes custos para proteger as cargas.
O processo de entrega deve ser realizado por transportadoras focadas em “next day” e “same day delivery” com diferentes meios de transporte como bike elétricas, motos convencionais, carros utilitários, carretas, vans e vucs, é possível realizar demandas dos setores B2C, D2C e B2B com um planejamento de toda a gestão das rotas com alta performance, desde as entregas e tratamentos de insucessos, até a logísticas reversa.
Além de atender à ansiedade dos consumidores, esse ecossistema de logística reduz o impacto de grandes deslocamentos para a coleta das rotas e possibilita que os entregadores tenham as condições ideais de mobilidade com uma carga maior. A integração desses serviços proporciona maior facilidade na gestão por parte do embarcador, além de reduzir os custos e trazer benefícios ao meio ambiente, com redução da emissão de carbono.
As bikes elétricas que possuem baús de 135 litros e carretas com 250 litros, que juntos, possuem a capacidade para executarem até 90 entregas, são considerados um diferencial do mercado nessa modalidade. Apesar de parecer complexo, o modelo de atuação é adaptável às mais diversas necessidades de entrega e realidades de operação de um e-commerce, marketplace ou qualquer indústria.
Segurança
Nós da Unlog sempre alertamos o mercado sobre a necessidade da criação de novos modelos de operações que sejam capazes de prevenir roubos de mercadorias em áreas de risco, principalmente nas grandes capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras. Em contrapartida o consumidor está cada vez mais exigente por entregas que sejam mais rápidas.
Além disso, empresas consideradas importantes do setor do e-commerce têm enfrentado constantemente o famoso “cancelamento de CEPs”, ou seja, por conta de muitos índices de roubos em uma determinada rua ou avenida deixam de comercializar seus produtos, que infelizmente geram perdas para o negócio.
No contexto de crescimento do e-commerce e insegurança das nossas cidades, temos as áreas de risco que concentram milhões de consumidores ávidos por compras que não podem deixar de ser atendidos pelas empresas.
Relato de um projeto desenvolvido através da Unlog
Inicialmente um motorista era despachado com 80 pacotes e quando ocorria algum tipo de roubo, em vários casos, o e-commerce perdia 70 pacotes. A partir da nossa expertise, agora cada veículo é liberado apenas com 40 pacotes, o entregador realiza todas as entregas e volta para retirar os outros 40 pacotes. Dessa forma, caso haja roubos, esse novo formato causará menos prejuízo.
Essa é uma mudança super simples, mas ao mesmo tempo muito estratégica, que deve trazer também uma estrutura de hubs logísticos/postos avançados próximos a regiões de riscos que permitam realizar entregas em regiões mais afastadas e que possuem maiores índices de roubos. Dessa forma, uma marca não precisa deixar de atuar em uma determinada área que possui um grande potencial de consumo.
Quer ter esse serviços na sua empresa? Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos colaboradores. Por fim, continue acessando o nosso blog para ver muitos outros conteúdos com esse.
Comments