Uma recente pesquisa divulgada pela Digital Turbine, a maior plataforma independente de crescimento de aplicativos móveis, informou que 89% dos brasileiros pretendem comprar via smartphone no Natal (média de 6 itens). Já na Black Friday, 53% garantem que as compras serão via celular, com uma média de 3 produtos. E 57% vão usar o celular para os presentes do Dia das Crianças (média de 2 produtos). Outro dado importante é que 59% dos brasileiros planejam continuar com a mesma frequência após pandemia.
O atual cenário afirma que, principalmente por conta da pandemia, as marcas precisam cada vez mais levar para a internet o imediatismo da experiência das compras físicas. Com isso, a logística tornou-se fator indispensável para atender a um consumidor cada vez mais atento aos prazos de entrega. Nesse contexto, as dark stores facilitam ainda mais as entregas do comércio eletrônico no Brasil.
Como funcionam?
Funcionam como lojas físicas, só que fechadas ao público. O consumidor tem a opção de retirar o produto próximo da sua casa ou recebê-lo em poucas horas.
Também podemos dizer que as dark stores funcionam como estoques avançados urbanos que trazem mais rapidez e eficiência à operação, ao mesmo tempo em que reduzem custos de armazenamento e transporte. Por isso, muitas marcas já introduziram essa solução em sua logística, como Zé Delivery, Pet Love, Lindt Marisa, Pague Menos, entre outras.
Possibilidades do frete gratuito
Dark store é um centro avançado de distribuição urbano, onde o embarcador, que realiza vendas online, armazena seus produtos. O processo de fulfillment é feito todo após a venda e, a partir daí, é só entregar para o consumidor final. Dessa forma, um pedido pode ser despachado apenas alguns minutos depois de ter sido comprado pela internet.
A proximidade entre a dark store e o cliente também diminui o custo da operação e possibilita o "frete grátis". A chance de um consumidor considerar o seu negócio para a próxima compra é muito maior, além de se tornar fiel e recomendar a marca para outras pessoas.
Como as dark stores têm um tamanho muito menor do que os centros de distribuição convencionais e são dedicadas a armazenar e entregar pedidos realizados on-line, é possível gerenciar os níveis de estoque de forma muito mais fácil.
As dark stores podem funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. As coletas e os pedidos podem ser realizados em horários que sejam mais convenientes para os consumidores. Podem ser montadas em salões comerciais, galpões ou até mesmo em áreas ociosas de estacionamentos. Elas têm a dinâmica de uma loja convencional, mas não recebem o público. Funcionam como um CD avançado, onde o embarcador estabelece uma filial, com um estoque composto por um portfólio e produtos de alta demanda e, por meio deles, pode ser feita a coleta e distribuição de mercadorias.
O modelo das dark stores fica ainda mais completo quando a sistemática de fulfillment, que direciona toda a gestão de estoque e o processo de picking e packing, está interligada com uma solução de same day delivery. Essa dinâmica fica ainda mais fluida, em muitos casos, por meio de APIs, que possibilitam a integração com sistemas de roteirização de transportadoras de alta performance.
Artigo desenvolvido por Michele Dim D’Ippolito, CEO e cofundador da UNLOG, especializada na criação de hubs avançados de distribuição, e da UNCARGO, transportadora focada em demandas ”next day” e “same day delivery” para os mercados B2C, D2C e B2B.
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