Que o futuro dos estacionamentos reserva muitas mudanças não é novidade para ninguém. Muitos falam em um nova era de transformação para hub de serviços e conexão modal, mas existem possibilidades que vão muito além. Conversamos com nosso COO e o cofundador Michele Dim D’ Ippolito para saber um pouco mais.
O que você vê como o futuro dos estacionamentos?
O Brasileiro é apaixonado por carro, ou pelo menos já foi.
Pode parecer engraçado, mas de fato estamos vivendo, no pais, uma crise de relacionamento entre pessoas e automóveis. Com certeza esse monte de novas alternativas como, uber, patinetes, etc, tem feito a população pensar diferente. Sinceramente, não acredito em um cenário apocalíptico, apesar de existirem pesquisas que confirmam o desinteresse crescente dos jovens por carro, a frota brasileira é uma das maiores do mundo e atitudes com a redução de impostos sobre veículos, podem fazer com que a frota volte a crescer em índices significativos.
Na verdade, o que acreditamos é que os estacionamentos precisam surfar essa onda, quem continuar analógico vai sumir, já passou da hora de entrar de verdade na era digital.
Estamos falando de um oceano de oportunidades. Aqui na Unpark, vemos esses espaços como uma mina de ouro a ser garimpada. Nosso foco são garagens ociosas e ressignificamos desde uma simples vaga residencial até pátios com milhares de m².
Vocês falam em “Ressignificar”, pode explicar mais?
Ressignificar pode ser desde levar demanda de carros de um jeito diferente até ocupar as vagas de um jeito diferente.
Quando estamos falando de consumidor final, a Unpark é como se fosse um “Trivago” de vagas de garagem. Ao invés do operador investir em um aplicativo próprio e ficar gastando rios de dinheiro para capitar usuários, ele pode embarcar suas vagas em nosso aplicativo, que já é o maior do país. Nossa premissa é gerar demanda adicional para os estacionamentos por meio de marketing digital o qual impacta um público que não se sobrepõe ao seu cliente atual. Além disso, geramos uma experiência para os motoristas que vai além de simplesmente estacionar o carro, oferecemos uma série de condições promocionais e de serviços agregados que fazem com que o usuário nos veja como uma solução de mobilidade.
Mas ressignicar vai além disso, a maior frente da Unpark é a B2B e é nela que mais trazemos resultado a curto prazo para nossos parceiros.
Nosso diferencial está em juntar a ociosidade das garagens com os mais diversos tipos de demandas por espaços que vêm das empresas. Geramos oportunidade tanto para ocupar a ociosidade em horário comercial como também para aproveitar os espaços em horários alternativos, como por exemplo durante a madrugada em estacionamentos 24hrs ou até mesmo em estacionamentos que estão fechados.
Com quais demanda b2b vocês tem se deparado?
Acho que esse é um dos pontos mais fortes da nossa estratégia comercial. Quando vamos vender a Unpark nas empresas, não falamos de carros, falamos de metro quadrado. Falamos de 120 milhões de metros quadrados nos pontos mais privilegiados e valorizados das cidades. Quando entramos com esse discurso conseguimos atrair as mais diversas demandas das empresas, desde pontos de recarga para dispositivos elétricos, espaço noturno para abrigar frotas de forma pulverizada até ponto de descanso para motoristas de aplicativos. Mas a maior demandas delas é logística. E quando o assunto é logística, transportamos os estacionamentos, que hoje estão em um mercado de cerca e 5 bi, para um segmento de mais de 300 bi.
Quais seriam essas demandas de logística?
Costumamos dizer que o futuro das garagens pode até ter rodas mas que essas rodas vão muito além das dos carros.
Essa já é uma realidade, estamos trabalhando para atender um grande necessidade do varejo, transformando vagas ociosas em nano centros de distribuição urbanos. Estabelecemos contratos de longo prazo com grandes players da indústria, ecommerce e logística para implementar modelos de operação que variam desde um simples fracionamento de carga até soluções de estoque avançado e cross dock onde implementamos nossos Unpods.
Os UNPODs são dispositivos moveis de armazenagem inteligente. Um novo conceito que promete agregar muito nos desafios de armazenagem bem como de logística frist-mile e last-mile.
Como eles é possível ocupar desde um simples vaga residencial até um pavimento inteiro de um shopping.
Podendo realoca-los constantemente, conseguimos velocidade de ocupação e também atender as normas regulatórias do segmento.
A primeira geração analógica do Unpod já está operando. Em setembro lançamos a geração 2, com diversos novos recursos inteligentes.
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