Ter uma estratégia de gestão logística bem posicionada faz toda a diferença para evitar atrasos nas suas entregas, quando sua empresa se encontra longe de grandes centros urbanos.
Conforme os índices MCC-ENET, apenas no Brasil em 2020, o e-commerce teve um crescimento de 74%. Com isso, os compradores aumentaram suas expectativas e tornaram-se mais exigentes!
Com base no informado, segue uma lista com cinco dicas de como evitar o atraso de suas entregas.
Frota Própria
Dependendo do tamanho da operação, uma opção a se considerar é a utilização de uma frota própria. Desta forma, é possível garantir o controle da operação e melhorar o controle sobre os processos e as entregas, o que torna a distribuição de mercadorias mais eficiente.
Além disso, a possibilidade de ter veículos prontamente disponíveis assegura o atendimento de forma ágil e organizada.
No entanto, esta opção traz muitas implicações. Além do investimento inicial, há custos de manutenção e encargos, necessidade de equipe e ferramentas para gestão da frota e de toda a operação envolvida. Diante disto, é preciso considerar o volume de mercadorias e a capacidade financeira da empresa antes de tomar esta decisão.
Dark Store
As Dark Store são uma espécie de filial, localizadas em grandes zonas urbanas com alta concentração de consumo. Estes serviços funcionam apenas para a distribuição e retirada de entregas, sem venda direta para o público.
A grande vantagem é a possibilidade de next day delivery ou até mesmo same day delivery aos consumidores, ou seja, entregas ou retiradas expressas. Esta experiência torna a compra mais agradável e é um grande diferencial para a loja, diante de outras que não disponibilizam esse serviço.
A grande diferença entre os centros de distribuição e as Dark Store é que os centros normais oferecem como vantagem o espaço e, justamente por isso, normalmente encontram-se em regiões mais afastadas. Desta forma, a mercadoria ainda precisa fazer uma grande viagem até chegar ao consumidor final.
Com a Dark Store este problema não existe, pois o produto se encontra em grandes centros, próximo ao consumidor e possui uma equipe especializada, focada na preparação e entrega, otimizando tempo, custos e riscos de viagem, além de poder oferecer a opção de retirada pelo próprio cliente, se esta for a melhor opção para ele.
PUDOs
PUDOs (Pick Up & Drop Off points) Como o próprio termo em inglês explica, são pontos de Retirada ou Devolução / Consolidação. Podem ser viabilizados em edificações no modelo agência, como mão de obra para fazer o atendimento dos clientes ou até mesmo no modelo autônomo com armários inteligentes.
Para o segmento de vendas online, este sistema favorece entregas em zonas com grande demanda, trânsito intenso ou quando o endereço do destinatário fica em locais de alto risco, problemas esses que aumentam o custo e comprometem a agilidade das entregas.
Além do e-commerce, os PUDOS levam eficiência e baixo custo à logística reversa e micro crossdocking, uma vez que as mercadorias são enviadas somente sob demanda, sem a necessidade de manutenção de um espaço para gerenciamento de estoque.
Outra aplicação também pode ser direcionada como um ponto de consolidação para que sellers de um marketplace deixem suas mercadorias vendidas em um único ponto onde o makertpalce possa fazer uma única coleta ao invés de ter que coletar no endereço de cada seller ou até mesmo como guarda volumes de amostras para uma equipe de vendas.
Transit Points / CrossDock:
Conhecida como estratégia de distribuição que atende uma determinada região, os Transit Points funcionam como uma instalação de passagem para produtos, onde estes são chegam em um veículo de grande porte e são distribuídos em veículos menores para entregas locais e clientes individuais.
Os produtos são encaminhados para o local de entrega informado imediatamente, proporcionando uma entrega ágil, sem espera e demora.
Contudo, o seu diferencial de outros CDAs é o fato deste não possuir estoque, pois como os produtos recebidos já tem destino definido, eles são recebidos e imediatamente despachados, otimizando assim o processo de entrega.
Ship from store (SFS)
A princípio esse termo significa exatamente o que dá a entender, “enviar da loja”. Ou seja, neste modelo as lojas físicas e virtuais trabalham com o mesmo estoque e cada loja física se torna um centro de distribuição.
O cliente pode fazer a compra por qualquer canal e o ponto de distribuição ou retirada é a loja mais próxima, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação do cliente. Porém, este sistema só funciona para grandes varejistas que tenham uma vasta rede de lojas.
Ao pensar na sua estratégia de logística, pense em situações onde as dicas podem ser bem sucedidas e qual modelo melhor se adapta a sua empresa e as necessidades dela. Para mais dicas como essa, acesse o blog e confira os outros artigos disponíveis!