O aumento repentino das vendas pela internet é iminente e o Transit Point é um grande aliado na pressão por entregas de qualidade, com agilidade e de menor custo.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente em 2020 foram mais de 300 milhões de compras online, o que significa uma alta de 68% em relação ao ano anterior e estes números só crescem.
Contudo, uma gestão eficiente da logística confere um melhor desempenho para o varejo. Assim, investir em Transit Point se torna uma estratégia chave para expandir operações online.
Pois, oferece aos consumidores uma melhor experiência de compra, o que aumenta a satisfação, a fidelidade e os índices de recompra.
Já que suas operações colaboram com a redução de custos, organização de processos, eliminação de pontos de estrangulamento, melhora a gestão de riscos e de estoques, além de agilizar a distribuição dos produtos.
Transit Point
Transit Point é um exemplo de estrutura direta do processo de distribuição avançado, onde os produtos têm origem de diferentes fornecedores e seguem diretamente para os consumidores. Mas caracterizada por não possuir estoque!
Assim, esta operação tem como objetivo atender determinadas regiões com alto índice de pedidos online que se encontram distante dos grandes centros de distribuição, funcionando como uma instalação de passagem para os pedidos.
Como os pedidos são recebidos com NF’s emitidas ou enviadas pela internet e com destinatário definido, estes podem ser enviados imediatamente para o consumidor. Portanto, não há espera comparado aos CD’s tradicionais.
Por outro lado, as relações dos custos com transporte são basicamente as mesmas dos CD’s avançados, já que as movimentações em grandes distâncias são feitas com cargas consolidadas. O que resulta em um baixo custo de transporte.
Então as entregas consolidadas, que chegam ao Transit Point, são fracionadas e entregues ao seu destinatário imediatamente .
Porém, é necessário viabilizar o transporte com uma frequência regular, procedimentos como entregas programadas podem ser utilizados também quando não há escala para entregas diárias.
Vantagens do Transit Point
Entre as diversas vantagens que este sistema de distribuição proporciona, as que mais se destacam são, a redução dos custos logísticos e a agilidade na entrega.
Por estarem localizadas em pontos estratégicos estes otimizam entregas em regiões de difícil acesso, distantes dos CD’s principais ou grandes centros de consumo que possuem trânsito intenso.
Assim o prazo de entrega que no Brasil é de nove dias, em média, pode ser reduzido, gerando maior satisfação dos clientes e aumentando a chance de fidelidade e recompra deste.
Além disso, o uso de Transit Point contribui para a redução de gases na atmosfera, já que permite uma moderação nos quilômetros normalmente percorridos para efetuar as entregas!
Diferença do Transit Point para o Cross Docking
Resumidamente Transit Point e Cross Docking são sistemas de distribuição, que enviam os produtos do armazém para os consumidores. Ambas as instalações operam da mesma forma, o que distingue uma da outra é praticamente o modo como os fornecedores efetuam as entregas!
No Cross Docking os produtos são recebidos por múltiplos fornecedores, onde passam por um sistema de automatização de transferência de cargas e são enviados conforme o pedido dos compradores.
Já no Transit Point os produtos são enviados de forma compactada pelos fornecedores, quando chegam apenas são fracionados e entregues aos compradores de acordo com o pedido.
Assim, este sistema otimiza os gastos e tempo de entrega já que possui um gerenciamento facilitado e não é executada a estocagem.
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e em caso de dúvidas sobre qual o melhor sistema de logística utilizar para sua loja e otimização do prazo de entregas, conte com a Unlog. Acesse nosso site para mais informações sobre nossos serviços!
Kommentare